Filtro de Daltonismo

Projeto CineEstudantil leva alunos da Etec Caieiras ao cinema em atividade pedagógica

No dia 27 de agosto de 2025, mais de 100 alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio da Etec Paulo do Carmo Monteiro – Etec de Caieiras participaram de uma atividade cultural e […]

27 de agosto de 2025 1:00 pm Destaque, Manchete

Registros gerais do grupo destacando a integração cultural e pedagógica.

Professor Michel e alunos no CineEstação

No dia 27 de agosto de 2025, mais de 100 alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio da Etec Paulo do Carmo Monteiro – Etec de Caieiras participaram de uma atividade cultural e pedagógica diferenciada: o Projeto CineEstudantil, desenvolvido pelo professor de Biologia Michel Rodrigues Ferreira Grillo.

A iniciativa teve como palco o CineEstação, em Franco da Rocha, onde os estudantes assistiram ao filme Jurassic World: Recomeço. A proposta transformou a experiência de lazer em uma oportunidade de aprendizado interdisciplinar, conectando os conteúdos de Genética, Evolução, Paleontologia, Ecologia e Ética Científica com a trama exibida nas telonas.

Aprendizagem além da sala de aula

Antes da ida ao cinema, os alunos tiveram discussões preparatórias em sala, com introdução aos principais conceitos científicos retratados no filme. Após a exibição, a reflexão continuou: debates, resenhas críticas e trabalhos interdisciplinares permitiram relacionar a ficção científica com o mundo real, ampliando a compreensão dos conteúdos e estimulando o senso crítico.

Acompanhamento docente

A atividade contou com a presença e apoio dos professores Erick, Cezar e Sara, além do chefe de serviços acadêmicos Gerson, que acompanharam os estudantes durante todo o percurso e contribuíram para a organização e segurança do grupo.

Esse trabalho coletivo reforça a integração da equipe docente e administrativa, garantindo que os alunos vivenciassem uma experiência cultural e pedagógica com responsabilidade e significado.

Resultados e impacto

O projeto proporcionou um ambiente de aprendizagem prática e reflexiva, aproximando os jovens da ciência de forma envolvente e significativa. Entre os resultados destacados estão:

  • maior compreensão dos temas biológicos por meio de exemplos contextualizados;
  • estímulo à curiosidade científica e à interdisciplinaridade;
  • reflexão ética sobre os limites da biotecnologia e da manipulação genética;
  • valorização do cinema como espaço cultural e educativo.

Segundo o professor Michel Rodrigues, “essa vivência amplia a visão dos alunos sobre a Biologia, permitindo que façam conexões entre o que aprendem em sala de aula e os desafios reais da ciência e da sociedade”.

O Projeto CineEstudantil reafirma o compromisso da Etec Paulo do Carmo Monteiro em oferecer experiências inovadoras que unem cultura, ciência e cidadania, fortalecendo a formação dos estudantes e incentivando o protagonismo juvenil.

Compartilhe


Veja também